domingo, 27 de junho de 2010

Ração pastosa para gatos (latas) - Whiskas X Guabi

Gente, esse post vai sair por acaso mas achei interessante porque é um alerta e um assunto que ainda não abordei. Na verdade eu já deveria ter feito isso (que burróide!) já que tenho cinco gatos como já mencionei e uma Rotweiller - Tita - eles vivem em perfeita harmonia (acho que ela tem medo do Scooby inclusive). Neste om,momento, eçquanto tento escrver para vocês, o Teco está dando cabeçada no teclado, no meu colo e me atrapalhando...
Pois bem, o Teco é por coincidência, o protagonista desta história porque está com sensibilidade na gengiva e precisa comer essas pastinhas para não machucar a boca. Nós sempre compramos Whiskas de frango ou de carne com vegetais porque tem uma cenourinha e ervilhas, eles sempre adoraram. Ocorre que minha mãe reparou que mesmo a pastinha, estava causando um certo desconforto ao Teco que estava sentindo dor mesmo quando diluíamos o patê com água. Reparamos então que na pasta existem micro pedaços de ossinhos e isso claro, machuca. Fui ler o rótulo e percebi que na lata de frango a composição é: carne de frango, miúdos de suínos e taurina.  Aí eu pergunto a vocês: é bacana fazer isso com os gatos dos outros? Se tem taurina, meu gato pode querer misturar com alguma bebida alcoolica e aí? Quem vai segurar quando ele trouxer vários outros gatos para dentro da minha casa, puser músicas do Tiësto à toda altura e quebrar a casa toda? Hein? A Whiskas vai pagar meu prejuízo? Eu vou ter que esconder minhas latinhas de Red Bull toda vez que as trouxer do supermecado? Outra coisa com a qual o fabricante não se preocupou é que numa latinha supostamente de FRANGO, tem miúdos de porco. Nesta eu pergunto à vocês: e se meu gato fosse de alguma religião que não permitisse que ele comesse carne de porco? Como ia ficar? Segundo minha mãe, no de carne com vegetais também tem uns nervinhos ou sei lá o que duros, então se seu gato está banguela, tem algum problema dentário ou de gengiva, não dê Whiskas de latinha porque eles pode se machucar.  Por conta disso, resolvermos comprar outra ração que é de uma marca já bastante conhecida e nem sempre muito barata mas resolve.  É a Guabi - Sabor & Vida de frango, excelente. Ela  parece mesmo um patê, não tem pedacinhos mais duros, é bastante homogênea e macia. É possível que você não encontre esta em qualquer supermercado mas se isso não acontecer, apele para a casa de ração e peça um desconto, vale à pena, o preço dela em média é 5 reais mas pode ser mais cara.
Uma coisa importante, papo seríssimo: achei num site um alerta sobre os perigos da lata de ração. Sempre que você utilizar uma destas, lave e amasse antes de jogar no lixo (de preferência separando né?).  Os gatos tem a mania de lamber a lata e podem acabar se machucando como vocês vão ver na imagem do blog cujo link está logo abaixo. Se o seu gato estiver sob o efeito da taurina então, pior ainda né?sdxxxxxxxxwwwwwwwwwfv (isso quem escreveu foi o Teco gente, por isso não vou apagar, ele está aprendendo rápido! Não é fofo?).
Abaixo o endereço para vocês lerem sobre a questão da lata.

www.historiasdegatos.com/2009/10/perigo-na-lata-de-racao-umida-da-whiskas/

7 comentários:

  1. E tirar cabinhos de morango!

    ResponderExcluir
  2. olá. descobri este blog por acaso e estou achando muito divertido... gostei do seu humor e das suas pesquisas.
    também tenho gatos. vou te dar uma dica: se o Teco está com sensibilidade na gengiva, leve ao veterinário para fazer uma limpeza de tártaro e receitar um medicamento para a gengivite (ou estomatite). tenho uma gata que a gente tinha peninha dela mas nenhum veterinário receitava nada para resolver a situação. até que mudei de bairro e a gata mudou de veterinário. o mesmo nos receitou um medicamento para curar a gengivite. funcionou muito bem. só que pra ela, já era tarde. quando foi fazer a limpeza de tártaro, teve que tirar 3 dentes porque estavam completamente estragados. é um tratamento que custa caro mas agora, apesar de ter poucos dentes, come que é uma beleza. até engordou um pouquinho.
    beijos e boa sorte. BIA - biakaras@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi sobre as raçoes ja experimentei todas possiveis, afinal tive uma gata por 20 anos..
    infelizmente faleceu semana passada.
    uma das melhores raçoes pastosas que conheci é um lançamento da hercosul, three cats, não sei se já estão distribuindo para o resto do brasil, como moro em Porto Alegre, e a empresa é aqui do sul... acho fácil. o preço é bem razoável, compro pelo valor de R$ 3,00 assim como a whiskas em lata.
    aqui fica o site caso queira perguntar onde encontrar ai, http://www.hercosulalimentos.com.br/

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo!
    Ração pastosa com pedaços duros? Ração de frango com porco? Qual a lógica? Taurina?!

    Essas comidas industrializadas são um perigo, não só para bichos. Meu pai tem pressão alta, e toma um remédio para controlar a pressão, mas não estava funcionando... aparentemente. Ele tomava o comprimido com suco em caixa, Ades, quando foi ver no rótulo dizia que ele tem uma quantidade de SAL acima do recomendado! Que porra! Sal no suco!

    Não dá mais para confiar em nada, por isso que a cada dia mais eu tento comer coisas mais naturais.

    ResponderExcluir
  5. *Taurina: A Taurina é um produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Está envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares.
    Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina.
    Diferente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a Taurina. Ela é encontrada em produtos de origem animal. As rações atualmente vêem com um bom suprimento de Taurina.

    ResponderExcluir
  6. O patê possui taurina porque os gatos não tem porções significativas de taurina e glicina, que são responsáveis pelos sais biliares, que diminuem a tensão entre as moléculas de água e gordura. Sem essa taurina, seu gato não absorveria gordura e então morreria de fígado gordo. Então pare de dizer coisas que não sabe, tipo falar que ele vai virar alcoolatra porque tem um aminoácido estimulante na ração.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Dê uma pesquisadinha sobre o que é Tautina (um aminoácido) e para que ela serve ...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Taurina

    Não diga nada sem antes pesquisar bem, para não passar informações erradas ou causar mal entendidos, como o da taurina.

    ResponderExcluir