sábado, 29 de maio de 2010

Mistura para bolo Petit Gateau (e Brownie) - Fleischmann


Gente, é possível que vocês não achem essa mistura para bolo em qualquer supermercado, digo isso por experiência própria.  Não sei vocês aí que sabem fazer bolo e por incrível que pareça eu sei (!) mas às vezes dá no saco e eu prefiro ou um bolo Pullmann mesmo (sim eu gosto!) ou uma boa mistura para bolo. Neste caso tenho um marido viciado em Petit (como ele mesmo chama) e por isso comprei essa mistura especificamente.  Fiz conforme a embalagem mas enfrentei alguns problemas: a massa deu tanto petit gateau que eu pensei seriamente em melhorar o calço da minha geladeira com eles porque até o formato favorece . Outra coisa, o centro do bolinho não ficou mole portanto não era um petit gateau e sim um Ana Maria sem recheio disfarçado de Petit Gateau.  Depois de tudo o que eu passei, cercada de bolinhos por todos os lados é que vi no site uma informação que não está na embalagem: atenção as tias Anastácia e Dona Benta que estão lendo esse post;  o leite deve estar gelado.  Penso que isso dá diferença na hora em que você for "confeccionar" o seu bolinho.  Mas só li isso depois então a lambança já estava feita e eu me perguntava: o que vou fazer com tanto bolinho?  Pensei em inventar uma festa de última hora onde os convidados só iam comer Petit Gateau e eu daria uma desculpa do tipo: ah droga, o bufê ainda não chegou mas mandaram esses bolinhos para degustação (?!) ou então os bolinhos poderiam servir para acrobacias se eu soubesse fazer acrobacias, claro.  Mas eis que não  pensei em nada e fiquei com um monte de bolinho duro na geladeira. Quando eu resolvi jogá-los fora (eu já estava sonhando com os bichinhos pulando da varanda do apartamento), eles estavam tão durinhos que pensei em transformá-los em peso de papel, mas desisti da idéia porque ainda não conhecia o repelente Uau, o exterminador de formigas...Ah, essa mistura é também um dos Transformers, ela se transforma em brownie segundo a embalagem, se você puser a mesma massa, preparada da mesma forma em um tabuleiro, dãaaa

62 comentários:

  1. Essa mistura não deve ser feita em forno normal. Eu tentei e aconteceu a mesma coisa. Depois de muitas tentativas, consegui acertar. Para que fique o recheio molinho, a temperatura do forno deve estar a mais alta possível. Fiz no forno elétrico e ficou perfeito! O bolinho assa em menos tempo que o indicado na receita (4 minutos), e fica igualzinho o desenho da embalagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço sempre e não tenho problemas, o centro fica como na foto. A diferença não está no leite e sim no tempo ao forno. Necessário é que, mesmo seguindo as instruções da embalagem, espete o petit pouco depois da metade do tempo indicada para assá-lo. A massa rende sim. Como faço muitos bolos e doces tenho uma máquina que os prepara para mim, então coloco a massa e aguardo cerca de 10 minutos para retirá-los. No meu forno nunca asso completamente conforme indicação da embalagem, pois se passa do ponto não é petit gateau e sim brownie.

      Excluir
    2. Pessoal tenho aquela maquininha de fazer mini cupcakes vcs acham que massa de brauner ou muffin sem colocar aquele papel do cupcake daria certo? Ficaria bom ?

      Excluir
    3. Pessoal tenho aquela maquininha de fazer mini cupcakes vcs acham que massa de brauner ou muffin sem colocar aquele papel do cupcake daria certo? Ficaria bom ?

      Excluir
  2. gente, na embalagem diz para nao colocar no microondas, eu colokei e fico melhor do que no forno. demora só 5 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde qual foi a potencia que voce usou para ficar 5 minutos?

      Excluir
  3. Eu fiz brownie e amei!
    Precisou assar mais tempo do que o indicado (e olha que meu forno é bom!).
    Acrescentei nozes picadas e ficou sensacional.
    Depois de pronto, cortei em pedaços e na hora de servir, coloquei no microondas por 20 segundos e acrescentei sorvete de creme.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog! Experimentar coisas novas e muito bom! Eu já fiz desse petit gateau e ficou ótimo! Algumas dicas: 1) use forminhas proprias para petit gateau, mais altas que as de empada 2) polvilhe as forminhas com chocolate em pó 3) o forno deve estar muito quente, no máximo. 4) deixe no forno apenas o tempo da embalagem, para evitar cozinhar por dentro e virar um bolo comum.
    Ah! Como rende bastante, pode-se deixar na forminha depois de assado e esquentar no microondas para servir.

    ResponderExcluir
  5. opa, dica maravilhosa, meu marido vai amar, ele é muuuito viciado em Petit Gateau. um beijo e obrigada pelo elogio e pela visita, volte sempre rss

    ResponderExcluir
  6. Já fiz várias vezes, e adoro.. acho q o problema foi o leite não estar gelado mesmo, pq pra mim sempre deu certo... deixo um pouquinho mais no forno, uma vez passou um pouquinho e alguns ficaram meio duros dentro, uso forminha de empada grande, rende 11 unidades.

    ResponderExcluir
  7. vou fazer AGORA!!! Domingão dia de fazer coisas gostosas, depois falo se deu certo

    ResponderExcluir
  8. Olha como é rápido!!! já fiz, já comemos!
    Algumas dicas (umas já ditas):
    1. o leite tme que ser gelado mesmo.
    2. o tempo de forno são 8 min, você sabe olhando as bordas já prontinhas e o meio molengo, não precisa nem palito.
    2.fiz na forminha de empada grande (11 porções), povilhei algumas com trigo e outras com chocolate: as de chocolate ficam mais bonitas porém super doce, bom mesmo deve ser cacau em pó, ainda vou fazer para ver, deve ficar menos doce!
    3. Enquanto você faz a massa, deixe o forno já ligado, não invente moda, faça a receita da embalagem! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  9. fiz e substitui o leite por leite de coco. ficou 10

    ResponderExcluir
  10. deu certo ele fica mole no meio sim fiz no forno e com leite gelado fica muito bom

    ResponderExcluir
  11. eu comprei essa massa e estou louca para fazer petit gateau, Posso faze- lo sem forminhas??? e se posso, como ?

    Muito obrigada (:

    ResponderExcluir
  12. raphaela, se vc fizer sem as forminhas pequenas vai virar um brownie (ou seja, um bolo de chocolate mais solado e mais forte que o bolo de chocolate comum), pois o que deixa o petit gateau com o meio molinho são as formas individuais bem altas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu consegui acidentalmente fazer um petit gateau gigante com ela.

      queria fazer um brownie mas o combo forma de vidro + forno bem alto (250 por 35 min) deu num bolo de casca crocante e recheio cremoso. ou seja, 1 grande gateou :3

      Excluir
    2. que otimo, nao tenho as forminhas e estou fazendo em forma de pudim, ficou 35 min. acabei vou ver agr o que virou, espero que de certo como o seu! =D

      Excluir
  13. Huuum, entendi, muito obrigada (:

    ResponderExcluir
  14. Eduardo Braga13/10/2011, 01:13

    e quanto tempo eu preciso deixar assando para fazer o brownie? na embalagem não vem dizendo isso, :(
    não queria errar no tempo e deixar meu brownie bem gostoso! :)

    ResponderExcluir
  15. Já fiz várias vezes e fica muito bom sim ! e fica molinho no meio nós aqui em casa amamos !

    ResponderExcluir
  16. Gente, ams eu fiz com leite gelado e nao ficou bom, aqueci o forno 15 mín. ...o ue será??

    ResponderExcluir
  17. posso fazer em fominhas de cupcakes?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for forminha de silicone não aconselho o meu ficou todo mole! mesmo ficando 10 minutos no forno!

      Excluir
  18. eu fiz esta receita em forminha de papel ficou muito bom depois eu banhei no chocolate branco

    ResponderExcluir
  19. Ja testei varias vezes... e a mistura é realmente boa, ams tem um truque. Eu coloco nas forminhas e congelo de um dia pro outro, assim quando coloco no forno ele assa por fora e fica suuuper cremoso por dentro! Fica a dica!

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz e ficou igualzinho! Assei em forno pré aquecido, super quente, apenas até formar uma crostinha por cima, + ou - 10 minutos, e ficou com a calda, deliciosa, ao parti-lo. Porém renderam apenas 6, na forminha grande de empada.

    ResponderExcluir
  21. Ai que burra, dá zero pra ela! Não sabe nem fazer um Petit Gateau pronto.

    ResponderExcluir
  22. GENTEEEEEE.... é simples, o bolo não deve ficar mais de 10 min no forno. É estranho, parece cru mas fica maravilhoso. Eu sigo a receita exatamente como está na embalagem e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  23. GENTEEEEEE.... é simples, o bolo não deve ficar mais de 10 min no forno. É estranho, parece cru mas fica maravilhoso. Eu sigo a receita exatamente como está na embalagem e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  24. Eu fiz o petit gateau, segui corretamente as instruções da embalagem e ficou ótimo. Fiz os bolinhos em forminhas para empada grandes (n.4) e rendeu 12 porções. Eu recomendo.

    ResponderExcluir
  25. SE EU FIZER EM FORMA DE EMPADA PEQUENA E DEIXAR MENOS TEMPO, SERA QUE DA CERTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Aki no meu forno durou entre 8 e 9 min. passou disso vira Brownie.

      Excluir
  26. Aqui deu certo também. Leite bem gelado; Margarina derretida; forno pré-aquecido no min. uns 5 mins ao máximo. Em forminhas médias deu uns 20 Petty.

    ResponderExcluir
  27. ok, eu ponho em forminhas de empadas, deixo-os na própria forminha pra aquecer depois no microondas, mas no microondas pode ir alumínio? ou existe outro tipo de material paras as forminhas de empada?

    ResponderExcluir
  28. Ahhhh, solução para o excesso da massa. Comprei aquelas forminhas de empada menores, a massa redeu exatas 24 unidades. Fiz as 12 primeiras ontem, guardei a massa na geladeira coberto por papel filme. a massa ficou um pouco mais dura q a fresca, mas deu certo.. Não precisa assar a massa toda de uma vez.. Espero que eu tenha ajudado..
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  29. uma dica pra quem gosta do modo "UP" do petti gateau (fazer numa forma de pudim) preaquece o forno no maximo e assa em fogo alto tbm em torno de 20 a 15 min!!! fica meio molinho por dentro um pouco menos mole do que o da capa.. minha familia amaaaaaaaaaaa e eu tbm o melhor e unico bolo de pacote que eu aprovei.. olhe sou exigente e detesto bolo de embalagem pronta.. mas essaaaa nossa tem meu respeito! uma delicia so depois de alguns meses é que resolvi ter coragem de testar outro sabor da mesma marca, claro, que é o de chocomouse verei se presta, ainda sou meio cética com massas prontas, vamos ver... mas o meu petti gateau gigante é showww!!!

    ResponderExcluir
  30. eu vi que essa pessoa escreveu:
    - "Anônimo03/08/10 15:06

    gente, na embalagem diz para nao colocar no microondas, eu colokei e fico melhor do que no forno. demora só 5 minutos."
    e eu queria dizer pra ela que 5 min. é o mesmo trempo que fica no forno.
    e a forma de petit gateu é de aluminio , e , aluminio no microondas estraga o micro.
    então tomem cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje as formas de silicone tornam o manuseio mais pratico podendo ir ao forno elétrico, gás ou microondas. Assei nas 3 opções e sem duvida no forno elétrico e microondas e sem duvida foram os que ficaram melhores e deram muito menos trabalho.

      Excluir
  31. Pessoal fiz em formas próprias de petit, (elas são mais altas), vale a pena pois eles ficam lindos. Pré aqueci meu forno 15 minutos antes. Untei como na receita da embalagem, enchi até a metade cada forminha, e deixei assar por 8 minutos, em forno altíssimo. Deu exatamente 12 petit gateau e ficaram perfeitos!!

    ResponderExcluir
  32. Pessoal, quando eu faço preparo o suficiente somente para 2 forminhas. Coloco um pouco da massa (o suficiente para 2 forminhas), coloco uma colher de margarina, 1 ovo e misturo. Depois de uns 3 minutinhos acrescento um pouco menos de meio copo lagoinha e misturo. A massa fica bem molinha, é assim mesmo? Ou acham que estou colocando muito leite para a quantidade?

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, quando eu faço preparo o suficiente somente para 2 forminhas. Coloco um pouco da massa (o suficiente para 2 forminhas), coloco uma colher de margarina, 1 ovo e misturo. Depois de uns 3 minutinhos acrescento um pouco menos de meio copo lagoinha de leite e misturo. A massa fica bem molinha, é assim mesmo? Ou acham que estou colocando muito leite para a quantidade?

    ResponderExcluir
  34. esse petit ele o maximo para ficar mole por dentro e 8 minuts o maximo vc deve ter colocado mais pois aqui deu certo até de mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade deu certinho uma delicia e eu coloquei chocolate eio amargo picado........... ummm q delicia!!!

      Excluir
  35. Ja fiz diversas vezes e resolvi fazer no microondas o brownie e ficou fantastico melhor que no forno é só untar a forma de plástico redonda com furo e colocar a mistura e uns pedaços de castanha misturados a mão e colocar 6 minutos. Quando acabar os minutos deixe por cinco minutos ainda dentro do micro e pronto.

    ResponderExcluir
  36. Ja fiz diversas vezes e resolvi fazer no microondas o brownie e ficou fantastico melhor que no forno é só untar a forma de plástico redonda com furo e colocar a mistura e uns pedaços de castanha misturados a mão e colocar 6 minutos. Quando acabar os minutos deixe por cinco minutos ainda dentro do micro e pronto.

    ResponderExcluir
  37. Fiz na forma de silicone deixei 10 minutos... ficou todo mole! =\ minha noiva ama peti... não pude agradar a ela... comprei forminha de empada pra tentar fazer de novo!

    ResponderExcluir
  38. fiz mas logo que saiu do forno tentei desenformar ma a calda saiu do bolinho.........qual a melhor maneira de desenformar?

    ResponderExcluir
  39. e se eu fizer em pequenos copos de vidro?

    ResponderExcluir
  40. Então, Fizemos com forminha para cupcake de silicone, Ele virou um bolinho e não ficou mole por dentro. Ficou 16 minutos em forno alto para que ele criasse uma crosta em cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então fizemos de novo e agora deu quase certo, mas colocamos um pedaço de chocolate em barra no meio. ^^,

      Excluir
  41. Fiz no forno eletrico, 300 graus com leite gelado e deixei 8 min. Fiz em forma de porcelana, ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  42. Fiz na forminha de cupcake e coloquei pra assas tbm na máquina de cupcake! Ficou MA-RA!!! Já estou até fazendo por encomenda!!

    ResponderExcluir
  43. Pessoal tenho uma dúvida, posso fazer e congelar os bolinhos de peiti?

    ResponderExcluir
  44. Galera, fiz no forno, em forminhas de silicone... Deixei os 8 minutos recomendados mas quando abri of forno pareciam ainda muito moles. Ai deixei mais tempo e fui acompanhando... O meio acabou não ficando muito mole... Mas, o bolinho com café ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  45. Gente, o que houve com a mistura para bolo de maçã com canela? Nunca mais encontrei em mercado nenhum.

    ResponderExcluir
  46. Gente, dá pra congelar depois de pronto e esquentar no microondas pra vender depois?

    ResponderExcluir
  47. Oi Gente,
    Fiz ontem no microondas, na potencia máxima.
    Pra ficar petit gateau , eu deixei 2 minutos e meio.
    Pra virar brownie 4 minutos, Ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Será que se eu fazer na caneca e por na microondas. ficará bom. pq não tenho. formas de empada e nem outro tipo de forminhas

    ResponderExcluir
  50. Gente a receita da bastante petits será q eu posso congelar? Socorro

    ResponderExcluir
  51. Gente, comprei a massa do brownie tem como fazer o peitt gateau?

    ResponderExcluir